Os impactos da qualidade do óleo no desempenho do motor vão muito além da promoção da lubrificação. Afinal, contribui também para pontos extremamente importantes, como a dissipação de calor e a economia de combustível.
O óleo é um dos principais componentes do motor e funciona como uma espécie de poção que ajuda a prolongar a vida útil do motor, garantindo que o seu funcionamento esteja sempre dentro do esperado.
Fato é que muitas pessoas não sabem qual é o real impacto de apenas utilizar óleos de qualidade no motor. Assim como a escolha do óleo errado pode afetar o desempenho do veículo e a sua segurança.
Se você ainda tem dúvidas sobre esse tema e sempre questiona se vale a pena pagar um pouco mais para colocar um óleo de qualidade, vem com a gente compreender todos esses detalhes e se preparar para fazer a melhor escolha na próxima troca de óleo do seu veículo!
Para entender quais são os impactos da qualidade do óleo no desempenho do motor, em primeiro lugar, é essencial compreender quais são as funções do óleo e o porquê ele é considerado um participante tão importante do motor de qualquer veículo.
Você já deve saber que o motor é uma engenharia muito complexa, composta por diversas peças que estão em constante movimento.
Nesse contexto, o óleo surge com várias funções diferentes. Mas, no fim, ele é um componente vital para preservar a saúde e o desempenho do seu veículo.
Então, vamos conhecer quais são as principais funções do óleo presente no motor:
A principal função do óleo é, sem dúvida, a lubrificação dos componentes internos do motor.
Esse líquido age como uma espécie de escudo protetor para os demais componentes, pois minimiza o atrito entre as peças que se movimentam com constância.
Os óleos utilizados no motor são capazes de criar uma espécie de película fina e resistente. Isso contribui diretamente para diminuir o nível de desgaste prematuro e prolongar a vida útil dos demais elementos.
É por isso que, para que o motor funcione com leveza e fluidez, a lubrificação eficiente é indispensável.
Outra função essencial e extremamente importante do óleo no motor é a dissipação de calor.
Um óleo de boa qualidade é capaz de absorver e de dissipar o calor do motor de forma eficiente. Dessa forma, ajuda a manter a temperatura interna do motor dentro dos níveis ideais e previne o superaquecimento do motor.
Além da lubrificação e da dissipação de calor, o óleo também atua como um componente de limpeza para o motor. Afinal, ele captura a grande maioria das partículas de sujeira e dos resíduos gerados pela combustão.
Dessa forma, o óleo preserva o motor de partículas prejudiciais, preservando a eficiência dos componentes e evitando obstruções que possam comprometer o desempenho do automóvel.
Escolher o óleo certo para o motor do seu veículo é um investimento bastante estratégico para promover a saúde e o desempenho no longo prazo. Como dissemos, a qualidade do óleo no desempenho do motor é inegável.
Na hora de realizar a troca de óleo do motor, é comum as pessoas ficarem na dúvida se realmente vale a pena pagar um pouco mais por óleos de maior qualidade, ou se isso não faz nenhuma grande diferença.
Já respondendo a essa dúvida, a qualidade do óleo que você escolhe para o seu motor faz toda a diferença, tanto com relação ao desempenho do veículo, como na preservação dos componentes do motor.
Um dos benefícios de escolher um óleo de qualidade é garantir uma lubrificação superior e mais eficaz para as peças. Isso reduz o atrito e, consequentemente, o desgaste ao longo do tempo de uso.
Essa lubrificação mais elevada e de melhor qualidade permite que o seu motor tenha uma vida útil mais longa. Isso evita até mesmo gastos enormes com reparos de peças do motor.
Além disso, os óleos de qualidade podem conter aditivos anti desgaste e redutores de atrito que ajudam a proteger as superfícies metálicas do motor, reduzir o desgaste e ainda promover uma experiência de locomoção muito mais suave.
Portanto, fica claro que os benefícios de optar por um óleo de qualidade impactam diretamente a saúde e o desempenho do seu veículo.
Afinal, vai desde uma melhor lubrificação, até uma eficiência operacional mais elevada, ajudando a preservar o motor e as peças por mais tempo. Portanto, também reduz os gastos com reparos.
Fazer a escolha errada do óleo e escolhendo uma opção com qualidade inferior pode trazer alguns riscos bem sérios para o veículo, seus condutores e passageiros, incluindo:
Um óleo de baixa qualidade pode comprometer a capacidade de lubrificação do motor.
Afinal, esses óleos tendem a não formar uma película protetora adequada entre as peças. Dessa forma, resulta em um excesso de atrito e desgaste prematuro das peças.
Óleos de baixa qualidade costumam ter uma resistência térmica inferior. Isso significa que são menos capazes de responder bem às altas temperaturas geradas pelo funcionamento do motor.
A qualidade do óleo também está diretamente relacionada à eficiência do veículo. Nesse sentido, os óleos de baixa qualidade podem aumentar o atrito interno do motor, reduzindo a eficiência e aumentando o consumo de combustível.
Óleos de baixa qualidade não costumam ter aditivos detergentes e dispersante eficazes, levando ao acúmulo de depósitos prejudiciais nas partes internas do motor.
Os óleos de baixa qualidade podem conter impurezas que podem danificar o catalisador e outros componentes do sistema de emissões ao longo do tempo.
Isso compromete o desempenho do veículo e leva a custos adicionais de reparo.
Agora ficou mais claro qual é a importância de sempre optar por um óleo de qualidade para o seu motor?
Mesmo que eles sejam um pouco mais caros, o investimento vale muito mais a pena. Afinal de contas, além de preservar o veículo, eles também são capazes de evitar problemas e danos bem mais caros para reparar.Se você ainda tem dúvidas sobre qual óleo escolher para o motor do seu veículo, entre em contato com a Ponto Branco e fale com os nossos especialistas!