Manutenção
de Câmbio
Automatizado
powershift

Somos especializados em manutenção de câmbios automatizados Ford Powershift

Câmbio Powershift (Ford): O câmbio de dupla embreagem

O câmbio Powershift (Ford) é um câmbio automatizado criado pela Ford para entrar nesse mercado de vez e competir fortemente com as outras montadoras.

Seu sistema é idêntico ao manual, porém o acionamento e troca das marchas são realizados através de atuadores hidráulicos. O câmbio leva o nome de DPS6, porque trabalha com dupla embreagem e com seis velocidades.

Quando o veículo tem no seu câmbio duas embreagens, como o Powershift (Ford), seu sistema tem dois modelos de transmissão também, um sendo voltado para as marchas pares e outro sendo incumbido de trabalhar as ímpares.

O início do Powershift

Sendo vendido com muita força logo que chegou ao Brasil, o câmbio Powershift (Ford) ganhou o mercado mundial em 2010 e segue sendo representado por diversos modelos automotivos como: Focus, sendo ele hatch ou sedan, New Fiesta e também a SUV mais compacta, a Ecosport.

O DPS6 chegou com algumas promessas e com o objetivo de bater seus concorrentes, pois apresentava uma performance muito melhor, principalmente, em estradas, valorizando ainda mais seu produto. Além de ter as trocas de marcha com uma velocidade maior e sem o condutor sentir a movimentação.

Basicamente seu desempenho seria na mesma linha do manual. O que traria como diferencial seria a troca das marchas que eram feitas por um sistema eletro-hidráulico e via sensores. O Powershift (Ford) demonstrou muita força na teoria.

E na prática era o câmbio automatizado perfeito. A posição D (Direção) era acionada, começava a acelerar sem o uso do pedal de embreagem. A grande chamada para esse sistema Powershift (Ford) eram as duas embreagens, usando como referência carros de potência como o PDK, da Porsche, e o F1, da Ferrari. O objetivo era reduzir o tempo na troca das marchas e dando uma leveza maior para esse momento.

Grandes problemas do câmbio Powershift (Ford)

A expectativa estava muito alta para seu lançamento e para o mercado que ele atingiria. Na teoria seria a transmissão adequada para qualquer condutor. Porém os problemas começaram a aparecer logo no começo, com trepidações, rápido aquecimento, alguns ruídos e perdendo a potência. Consequentemente, as trocas foram as mais atingidas.

Principais sintomas no câmbio Powershifit:

  • Super aquecimento da embreagem;
  • Travamento dos atuadores das marchas pares e ímpares;
  • Não engata a marcha ré;
  • Mau funcionamento do módulo (TCM);
  • Perda de potência.

Manutenção de qualidade no seu Powershift (Ford)

Para realizar esse tipo de serviço, tão específico, é necessária uma equipe especializada e que tenha todo o cuidado possível com seu veículo. Nosso time realiza uma avaliação gratuita com equipamentos de última geração para entender qual a necessidade do reparo a ser feito.

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Perguntas Frequentes

Quando fazer a manutenção do câmbio automatizado Ford Powershift ?

  • Quando o veiculo não da partida
  • Quando a marcha esta engatada e entra em N (neutro)
  • Quando não entra a marcha ré
  • Quando ocorrer trancos nas trocas de marchas
  • Quando subir a rotação do motor e demorar para trocar as marchas
  • Quando apresentar superaquecimento da embreagem
  • Quando acender a luz no painel e não entrar a marcha ré
 
 
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