Somos especializados em manutenção de câmbios automatizados Ford Powershift
Câmbio Powershift (Ford): O câmbio de dupla embreagem
O câmbio Powershift (Ford) é um câmbio automatizado criado pela Ford para entrar nesse mercado de vez e competir fortemente com as outras montadoras.
Seu sistema é idêntico ao manual, porém o acionamento e troca das marchas são realizados através de atuadores hidráulicos. O câmbio leva o nome de DPS6, porque trabalha com dupla embreagem e com seis velocidades.
Quando o veículo tem no seu câmbio duas embreagens, como o Powershift (Ford), seu sistema tem dois modelos de transmissão também, um sendo voltado para as marchas pares e outro sendo incumbido de trabalhar as ímpares.
O início do Powershift
Sendo vendido com muita força logo que chegou ao Brasil, o câmbio Powershift (Ford) ganhou o mercado mundial em 2010 e segue sendo representado por diversos modelos automotivos como: Focus, sendo ele hatch ou sedan, New Fiesta e também a SUV mais compacta, a Ecosport.
O DPS6 chegou com algumas promessas e com o objetivo de bater seus concorrentes, pois apresentava uma performance muito melhor, principalmente, em estradas, valorizando ainda mais seu produto. Além de ter as trocas de marcha com uma velocidade maior e sem o condutor sentir a movimentação.
Basicamente seu desempenho seria na mesma linha do manual. O que traria como diferencial seria a troca das marchas que eram feitas por um sistema eletro-hidráulico e via sensores. O Powershift (Ford) demonstrou muita força na teoria.
E na prática era o câmbio automatizado perfeito. A posição D (Direção) era acionada, começava a acelerar sem o uso do pedal de embreagem. A grande chamada para esse sistema Powershift (Ford) eram as duas embreagens, usando como referência carros de potência como o PDK, da Porsche, e o F1, da Ferrari. O objetivo era reduzir o tempo na troca das marchas e dando uma leveza maior para esse momento.
Grandes problemas do câmbio Powershift (Ford)
A expectativa estava muito alta para seu lançamento e para o mercado que ele atingiria. Na teoria seria a transmissão adequada para qualquer condutor. Porém os problemas começaram a aparecer logo no começo, com trepidações, rápido aquecimento, alguns ruídos e perdendo a potência. Consequentemente, as trocas foram as mais atingidas.
Principais sintomas no câmbio Powershifit:
- Super aquecimento da embreagem;
- Travamento dos atuadores das marchas pares e ímpares;
- Não engata a marcha ré;
- Mau funcionamento do módulo (TCM);
- Perda de potência.
Manutenção de qualidade no seu Powershift (Ford)
Para realizar esse tipo de serviço, tão específico, é necessária uma equipe especializada e que tenha todo o cuidado possível com seu veículo. Nosso time realiza uma avaliação gratuita com equipamentos de última geração para entender qual a necessidade do reparo a ser feito.
Nossa equipe trabalha com peças novas e com marcas referências no mercado, além de oferecer uma garantia de 180 dias nos equipamentos e serviços realizados.
Venha conhecer a melhor oficina mecânica na Barra Funda.
AGENDE UMA AVALIAÇÃO GRATUITA!
Perguntas Frequentes
Quando fazer a manutenção do câmbio automatizado Ford Powershift ?
- Quando o veiculo não da partida
- Quando a marcha esta engatada e entra em N (neutro)
- Quando não entra a marcha ré
- Quando ocorrer trancos nas trocas de marchas
- Quando subir a rotação do motor e demorar para trocar as marchas
- Quando apresentar superaquecimento da embreagem
- Quando acender a luz no painel e não entrar a marcha ré