Você sabe quais são as diferenças entre um câmbio automático e um câmbio automatizado, e como elas podem impactar o seu dia a dia na direção?
Não há como negar que, cada vez mais, o mundo automobilístico tem evoluído significativamente, nos proporcionando uma experiência de condução muito mais conveniente, não é mesmo?
Foi exatamente neste cenário que o câmbio automatizado e o câmbio automático foram projetados e colocados em prática!
Ambos os modelos de câmbio se tornaram muito populares nos últimos anos. Contudo, a grande maioria dos motoristas ainda não sabe quais são as diferenças entre eles. E qual modelo combina mais com o seu perfil de motorista.
Por isso, queremos te contar com mais detalhes quais são as diferenças entre o câmbio automático e o câmbio automatizado. Bem como se dá o funcionamento de cada uma dessas belezinhas na prática.
Ficou interessado em entender mais sobre o assunto? Então, aperte os cintos e venha com a gente conferir todos os detalhes!
Vamos começar conhecendo um pouco mais como é o funcionamento de um câmbio automático convencional, desses que já estamos acostumados a ver em diversos modelos de carros, desde os populares, até carros super renomados e caros.
Bom! O câmbio automático é um tipo de sistema de transmissão que possibilita que o próprio automóvel altere as marchas automaticamente durante a direção. Portanto, não há necessidade de o motorista realizar essa troca.
Quando o câmbio automático surgiu no mercado, sem dúvida, ele foi tido como uma grande inovação. Afinal de contas, retirou a necessidade de os motoristas realizarem uma das tarefas mais cansativas enquanto dirigem.
Certo, mas como é o funcionamento mecânico desse sistema?
Nos câmbios automáticos, a caixa de câmbio fica localizada no meio do sistema. Ela abriga várias engrenagens essenciais que ficam interligadas entre si, permitindo o funcionamento correto e coordenado.
Cada uma dessas engrenagens representa uma marcha diferente, nesse cenário, é o fluido hidráulico que vai realizar toda a mágica e transmitir a pressão necessária para engatar, ou então para desengatar as embreagens e os freios.
Já a ECU é a fiscal de toda a operação e estará constantemente verificando as condições do veículo (velocidade, motor e carga), de forma a definir qual é a marcha mais apropriada em cada momento.
Tendo todas essas informações como base, a ECU ajusta a pressão hidráulica para acionar as embreagens e freios necessários. Isso permite que o veículo realize as mudanças de marcha de forma automática. Incrível, não é mesmo?
O câmbio automático convencional, por si só, já é uma maravilha, não é mesmo? Mas, então, qual a diferença para o câmbio automatizado e o que ele trouxe de novidade e inovação para os motoristas?
Resumidamente, o câmbio automatizado combina elementos do câmbio manual com a conveniência de uma transmissão automática, oferecendo uma opção intermediária para aqueles que desejam um controle mais manual das trocas de marcha do veículo.
Então, diferente do câmbio automático, o automatizado não possui um conversor de torque. No seu lugar, ele vai trabalhar com um sistema de embreagem robotizada, que é o responsável por permitir o engatar e desengatar das marchas.
Esse sistema, por sua vez, é composto por um conjunto de atuadores e de sensores que são controlados eletronicamente, automatizando o processo de troca das marchas.
Nos veículos equipados com câmbio automatizado, o motorista tem a opção de utilizar o câmbio no modo automático ou no modo manual, como preferir.
No modo automático, o sistema assume o controle das trocas de marcha e, no modo manual, o motorista pode selecionar as marchas de acordo com sua preferência.
Por ser um modelo de câmbio um pouco mais complexo e diferente de qualquer outro, os motoristas acabam precisando de um tempo de adaptação.
Como ficou nítido após conhecer um pouco melhor sobre o funcionamento de cada um desses tipos de câmbio, o automático e o automatizado possuem algumas boas diferenças. Vamos entender melhor quais são elas abaixo!
O câmbio automático, como explicamos acima, utiliza uma combinação de engrenagens, fluidos hidráulicos e componentes eletrônicos para automatizar a troca das marchas dentro do veículo, certo?
No caso do sistema do câmbio automatizado, ele utiliza apenas uma embreagem robotizada, com controle eletrônico para engatar e desengatar as marchas, sendo essa uma das principais e mais importantes diferenças entre os dois sistemas de câmbio.
Outra grande diferença entre os sistemas de câmbio automático e automatizado está em quem pode ter o controle do sistema de marchas. No carros automáticos a troca das marchas é feita sempre de forma automática, sem a intervenção direta do motorista.
Por outro lado, no câmbio automatizado, o motorista pode escolher se quer utilizar o câmbio no modo automático ou no modo manual, onde ele mesmo pode fazer a seleção das marchas manualmente como desejar.
Como mencionamos mais acima, o câmbio automatizado pode exigir do motorista um tempo de adaptação para que ele consiga se acostumar com a dinâmica das trocas de marcha do veículo que possui um sistema específico bem diferente nesse quesito.
Por isso, a necessidade de adaptação com o câmbio automatizado é muito maior, enquanto que o câmbio automático convencional é mais intuitivo e fácil de usar, não sendo necessário um período de adaptação prolongado.
Por fim, vale a pena ressaltar que há diferença na experiência de condução em um carro com câmbio automatizado, comparado a veículos automáticos.
Isso porque o câmbio automático convencional tende a oferecer uma condução mais suave e sem trancos. Afinal, as trocas de marcha são feitas de forma contínua e sem interrupções de torque.
No automatizado, por sua vez, especialmente em versões mais antigas do sistema, pode haver um intervalo de tempo perceptível entre a solicitação de troca de marcha e sua execução. Isso resulta em uma sensação de tranco ou pausa momentânea do veículo.
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Você deve ter notado com o conteúdo que o câmbio automatizado não é lá um dos sistemas de câmbio mais simples e tranquilos, certo?
Por isso, quando é necessário realizar algum reparo ou manutenção, recorrer a uma oficina com profissionais especializados neste modelo de câmbio é essencial.
Isso porque os reparos e manutenções requerem conhecimentos e técnicas específicas relacionadas a esse tipo de sistema de câmbio. Caso o profissional não tenha conhecimento, ele pode colocar em risco a sua vida e a vida dos passageiros.
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