A manutenção preventiva do motor dos veículos que utilizamos no dia a dia é indispensável para garantir que o motor esteja seguro e em perfeitas condições para rodar.
É por isso que sempre que falamos em manter um automóvel seguro, a manutenção preventiva surge como uma palavra-chave tanto para manter o seu motor funcionando de uma forma eficaz, como para prolongar a sua vida útil.
Contudo, nem todo mundo sabe quais problemas podem afetar o motor de um veículo e quais são as melhores estratégias para evitá-los. Se você está aqui, muito provavelmente, também quer ter acesso a essas informações.
Por isso, no post de hoje, vamos olhar com mais detalhes para as causas mais comuns dos problemas no motor, incluindo o superaquecimento, vazamentos e falhas de ignição.
Se você conseguir compreender esses problemas potenciais e saber como evitá-los, poderá economizar tempo, dinheiro e o mais importante: evitar situações inesperadas nas estradas. Então, vamos lá!
O superaquecimento do motor acontece quando a temperatura do motor ultrapassa os níveis considerados seguros e normais para a operação do veículo.
Como consequência, o aquecimento pode resultar em uma série de problemas, incluindo danos aos demais componentes do motor, prejuízos no sistema de arrefecimento e até mesmo a necessidade de trocar o motor por um completamente novo que, sem dúvida, representa uma despesa bem alta.
As principais causas do superaquecimento em motores são:
Um dos fatores mais comuns que leva ao superaquecimento é a falta de líquido de arrefecimento.
Afinal, se o nível estiver muito baixo, o motor não será capaz de manter uma temperatura adequada, levando ao superaquecimento.
Com o tempo, o líquido de arrefecimento pode ficar corrosivo ou contaminado, o que reduz a sua eficácia.
O termostato serve para regular a temperatura do motor controlando a circulação do líquido de arrefecimento. Se ele estiver com defeito, isso pode causar superaquecimento.
Mangueiras rachadas, vazias ou radiador danificado também podem resultar em vazamentos de líquido de arrefecimento, impedindo que o sistema funcione de maneira eficaz.
Mas o que fazer para evitar o superaquecimento dos motores? Felizmente, existem algumas dicas práticas que podem ajudar bastante com isso.
Em primeiro lugar, sempre se certifique de que o líquido de arrefecimento esteja no nível adequado, o que pode ser feito facilmente verificando o reservatório do radiador.
Além disso, siga as recomendações do fabricante com relação à troca do líquido de arrefecimento.
Geralmente, essa manutenção é necessária a cada 2 anos ou a cada alguns quilômetros. Confira o manual do usuário para ter as diretrizes mais precisas.
Por fim, não deixe de garantir que o termostato esteja funcionando adequadamente e verificar regularmente as mangueiras do sistema de arrefecimento, para identificar vazamentos ou rachaduras.
Os vazamentos de fluidos também são uma das principais causas de problemas no motor.
Esses vazamentos podem ocorrer em diferentes partes do veículo e envolver diversos tipos de fluidos. Isso inclui, por exemplo, óleo, líquido de arrefecimento, fluido de transmissão e o fluido de freio.
Mas o grande problema dos vazamentos é que eles podem resultar em desgaste prematuro das peças, mau desempenho do motor e em avarias ao motor em casos mais graves.
Por isso, é muito importante proteger o seu motor contra vazamentos. Isso pode ser feito tomando as seguintes ações:
Mantenha o nível de óleo do motor dentro das especificações recomendadas pelo fabricante e se certifique de que não haja vazamentos de óleo.
Além de verificar o nível, inspecione todo o sistema de arrefecimento em busca de vazamentos.
Preste atenção a qualquer mancha de líquido que surgir sob o veículo. Caso note qualquer mínimo vazamento, busque ajuda especializada.
Examine a parte inferior do veículo em busca de manchas de fluidos com uma certa frequência.
Vedações e juntas desgastadas ou danificadas podem representar uma causa muito comum de vazamentos. Por isso, faça a manutenção sempre que for necessário.
Por fim, as falhas de ignição ocorrem quando o processo de ignição do motor falha. Isso resulta em uma combustão ineficiente da mistura do ar com o combustível do veículo.
As falhas na ignição de qualquer veículo podem causar perda de potência, mau desempenho do motor e a impossibilidade de o motor funcionar em alguns casos.
Geralmente, essas falhas acontecem por conta da presença de velas de ignição desgastadas que não são capazes de gerar a faísca necessária, cabos de vela danificados e por problemas nas bobinas de ignição.
Contudo, além da necessidade de manter a manutenção preventiva do veículo sempre em dia, existem algumas dicas para evitar o aparecimento de falhas na ignição do seu motor, incluindo:
As velas de ignição possuem uma vida útil limitada. Por isso, é necessário fazer a manutenção conforme recomendado pelo fabricante.
Faça uma vistoria nos cabos de vela e nas fiações do sistema de ignição para garantir que todas as partes estejam em boas condições e sem desgaste impactantes.
Combustível de baixa qualidade pode causar depósitos nas velas de ignição e no sistema de combustível.
Por isso, use combustível de qualidade para conseguir manter um bom desempenho do seu motor e protegê-lo de eventuais problemas.
Na manutenção regular do sistema de ignição, verifica-se as bobinas de ignição e os demais componentes do sistema. Assim, é possível garantir que tudo esteja dentro dos padrões necessários.
A manutenção preventiva é importante não apenas para manter todas as partes do seu automóvel em ordem, mas principalmente para garantir a sua segurança e a de quem você ama nas estradas.
Se você notar qualquer problema, mancha ou barulho diferente no seu veículo, não hesite em procurar a ajuda dos especialistas da Ponto Branco.
Afinal, além da manutenção preventiva, somos especialistas em sistemas de câmbio e de freios, tudo para oferecer o serviço completo que o seu carro merece.