Mesmo realizando todas as manutenções, preditivas e preventivas, seu veículo, cedo ou tarde, pode pedir ajuda.
Tudo está caminhando bem até que acendeu um sinal de alerta no seu painel! E agora? Sinal de algo não vai bem e neste artigo nós vamos desvendar um destes mistérios.
Entre luzes e falhas de funcionamento, um dos sinais pode ser a luz da injeção eletrônica.
Vamos descobrir como trabalha a injeção eletrônica e quais os problemas que podem apresentar seu mau funcionamento.
A injeção eletrônica é um componente criado para substituir os antigos carburadores. É composta de vários sensores que realizam a mistura do ar-combustível, evitando a poluição do ar e melhorando o desempenho do motor.
Quando há falha nesse mecanismo, o painel acende uma luz, que pode ser vermelha, amarela ou laranja, em formato de um motor, triângulo ou raio, dependendo do fabricante.
Neste momento, o importante é encaminhar seu carro para uma revisão em sua oficina mecânica de confiança.
Além das funções acima mencionadas, como reduzir os níveis de poluição do ar e enviar a quantidade de combustível ideal para o funcionamento do motor, esse sistema também consegue controlar pressão do ar, marcha lenta, válvulas e tempo de ignição.
Todos esses atributos garantem o melhor rendimento do motor e funcionalidade do veículo.
O sistema de injeção eletrônica é formado pelos seguintes componentes:
Os sensores são componentes distribuídos em pontos estratégicos do motor que analisam o funcionamento do motor e transferem as informações para uma unidade de comando.
Os atuadores são componentes que respondem diretamente pela alimentação e queima do combustível no motor, como os injetores de combustível, bomba de combustível, bobina de faíscas, motor de passo e a ventoinha de arrefecimento.
A Central de Informação é a parte responsável por gerenciar o funcionamento do motor, a partir das informações enviadas pelos sensores, além de armazenar informações de fábrica do veículo.
Como pudemos perceber até aqui, o sistema de injeção eletrônica é responsável pelo bom funcionamento do veículo. Em caso de pane em um dos sensores, o módulo de injeção eletrônica tem uma memória que armazena e registra o problema. O veículo permanecerá em funcionamento, mas de forma diferente da programação normal, ou seja, apresentando dificuldade para partida, potência reduzida ou maior consumo de combustível.
Quando a luz da injeção eletrônica acende, é sinal de que você precisa procurar uma oficina mecânica de confiança e com conhecimento amplo das versões analógica e digital.
Na Ponto Branco Mecânica Automotiva você encontra este e outros serviços de primeira linha para seu veículo.
Conte com a experiência de quem está há 36 anos neste segmento, oficina mecânica especializada em câmbio automático e câmbio automatizado.