A luz de injeção acesa no painel é um dos sinais mais comuns de que algo não está funcionando corretamente no sistema do seu carro.
Esse alerta, geralmente representado por um ícone de motor ou o nome “check engine”, aparece para indicar falhas no sistema de injeção eletrônica, responsável por controlar a mistura de ar e combustível no motor, garantindo seu bom desempenho e economia.
Neste post, você vai entender o que pode causar esse problema, quais são os riscos de ignorar o alerta e o que fazer assim que ele aparecer. Acompanhe!
A luz de injeção acesa no painel é sinal de que a central eletrônica do carro identificou uma falha em algum dos sensores ou atuadores que fazem parte do sistema de injeção.
O sistema funciona como o “cérebro” do motor. Então, qualquer anomalia é imediatamente registrada e comunicada ao motorista por meio da luz no painel.
As causas mais comuns incluem:
Mas o ideal é não tentar adivinhar o problema apenas com base na luz acesa. Afinal, o diagnóstico preciso depende do uso de um scanner automotivo para leitura do código de erro.
Sim, pode ser perigoso. Embora em alguns casos o carro continue funcionando normalmente, ignorar a luz de injeção acesa no painel é um erro que pode sair caro.
Algumas falhas, se não resolvidas rapidamente, causam danos mais graves ao motor ou aumentam o consumo de combustível.
Além disso, quando o sistema está com falha, o carro pode entrar em “modo de emergência”, com perda de potência e resposta lenta.
Dessa forma, ele acaba comprometendo a dirigibilidade e a segurança do motorista e dos passageiros.
Outro ponto importante: circular com problemas no sistema de injeção pode gerar excesso de emissão de poluentes. Isso impacta diretamente na aprovação em inspeções veiculares e na durabilidade do catalisador.
Se a luz de injeção no painel acender de forma contínua, o mais indicado é levar o carro a uma oficina especializada o quanto antes.
Assim, um técnico poderá utilizar o scanner automotivo para identificar qual código de erro foi emitido e qual peça precisa de reparo ou substituição.
Caso a luz acenda e apague intermitentemente ou venha acompanhada de outros sintomas, como falhas no motor, dificuldade para dar partida ou perda de potência, é essencial evitar rodar longas distâncias e buscar atendimento técnico imediatamente.
A melhor forma de evitar a luz de injeção acesa no painel é manter uma rotina de revisões periódicas e cuidados com o combustível e o sistema de ignição. Algumas medidas preventivas incluem, por exemplo:
Além disso, respeitar os prazos indicados no manual do veículo para revisões ajuda a identificar pequenos problemas antes que se tornem grandes prejuízos.
Neste post, mostramos que a luz de injeção acesa no painel é um sinal de que o sistema de injeção eletrônica está comprometido.
Esse alerta pode estar relacionado a falhas simples, como velas desgastadas ou a problemas mais complexos que afetam o desempenho e a segurança do carro.
Reforçamos que ignorar esse aviso pode acarretar danos maiores ao motor e aumento nos custos de reparo.
Contudo, para resolver o problema com segurança, leve seu veículo a uma oficina especializada, onde será possível fazer uma avaliação com scanner automotivo e diagnosticar com precisão a falha apresentada.
Se você está em São Paulo e precisa de diagnóstico preciso, manutenção completa ou revisão do sistema de injeção eletrônica, acesse o site da Ponto Branco Auto. Agende agora uma avaliação e mantenha o bom desempenho e a segurança do seu carro.