Conheça mais sobre o câmbio automatizado

O sistema automatizado tem os mesmos componentes do câmbio manual, como as marchas e a embreagem. O que difere é o que vai ser enviado aos atuadores, nesse caso são os sensores que fazem uma análise de desempenho e já mandam para lá, onde são responsáveis pelas trocas de marcha.

Um dos exemplos para o câmbio automatizado são os sistemas Dualogic, iMotion, Easytronic e Powershift, que representam a Fiat, Volkswagen, GM e Ford, respectivamente.

Além de encontrar no mercado o câmbio automatizado “normal”, existe também o com dupla embreagem, onde dois discos trabalham juntos, engatando as marchas de forma seguida e conseguindo controlar o desenvolvimento na hora de conduzir o veículo. As marchas de dividem uma embreagem conduz as pares e a outra as ímpares.

Diferença entre Automatizado e Automático

Ainda há uma grande dúvida ao falar de automatizado e automático. O segundo funciona com peças que foram projetadas exatamente para essa função. Não há equipamentos para uma transmissão “normal”, mas sim com dispositivos hidráulicos e eletrônicos. O sistema comanda toda a troca de marchas.

Quando o veículo utiliza esse sistema, a troca de marcha se torna quase imperceptível. Isso acontece por conta do conversor de torque: esse equipamento faz o elo entre câmbio e motor, através, também, do óleo que faz essa rotação. Quando o motor está em giro baixo, o óleo está em baixa pressão também e o carro consegue ficar parado com um toque leve no freio.

Todo esse sistema é pensado para o conforto e a comodidade que o condutor vai ter em dirigir, visando uma tranquilidade maior em uma cidade movimentada. No entanto, isso tem um custo a mais na hora da compra e também quando envolve os reparos e manutenções. Os câmbios automáticos são os mais caros do mercado.

Quais os tipos de Câmbio Automatizado do mercado?

  • Dualogic (Fiat)
  • iMotion (GM)
  • Powershift (Ford)
  • Easy-R (Renault)
  • Easytronic (GM)
  • PDK (Porsche)
  • F1 (Ferrari

Problemas comuns de um Câmbio Automatizado e como evitar

Um dos grandes problemas apontados pela experiência do usuário, é o câmbio acabar “patinando” e o veículo não evoluir com as marchas. Esse apontamento ocorre pelo fluido estar muito sujo, causando a queima nos discos de embreagem e até mesmo na bomba de pressão do óleo hidráulico. Não perca tempo, se isso acontecer leve seu carro diretamente para uma oficina especializada.

Outra dificuldade apresentada e que pode trazer grande problemas para o carro é o vazamento de óleo no sistema hidráulico. Quando isso ocorre, o câmbio não funciona, já que, por ser interno, influencia no desenvolvimento do carro e precisará passar por uma avaliação completa e entender onde precisará do reparo.

Como evitar os problemas?

O que os especialistas geralmente recomendam é manter a manutenção sempre em dia, pois assim não precisa se preocupar com desgaste das peças. O objetivo é, sempre que puder, realizar a troca de óleo do câmbio, porque manterá a qualidade e o desenvolvimento da transmissão.

Algumas marcas recomendam que a troca do fluído seja realizada quando o veículo atingir 30 mil quilômetros rodados, assim vai manter a regularidade de manutenção e diminui as chances de dar algum problema durante a condução.

Como é feito a manutenção de um Câmbio Automatizado?

Conseguir realizar uma análise completa do sistema quando estiver próximo ou atingir os 30 mil quilômetros rodados é o mais recomendado. Se começar a andar com o carro e ultrapassar esse limite, pode causar um desgaste desnecessário aos componentes internos, como os discos de fricção. Se por um acaso, o fluido estiver mais escuro, ele pode estar contaminado e já perdeu sua lubrificação.

Com isso acontecendo, os filtros podem ficar entupidos, por conta da grossura do fluído e não conseguir circular bem na transmissão. Quando atinge esse momento, o carro começa a perder rendimento, trava nas trocas de marcha e, na hora de arrancar, o veículo começa a trepidar.

Fique atento às luzes do seu painel, pois elas trarão tudo o que tiver ocorrendo com o carro. Ela acendendo mostrará que a transmissão não funcionará 100% e a melhor solução é buscar uma oficina que possa diagnosticar e realizar o reparo necessário para o bom funcionamento, novamente do carro.

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Para realizar esse tipo de serviço, tão específico, precisa de uma equipe especializada e que tenha todo o cuidado possível com seu veículo. Nosso time realiza uma avaliação gratuita com equipamentos de última geração para entender qual a necessidade do reparo a ser feito.

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