Você conhece os diferentes tipos de freios para veículos e qual é a diferença entre cada um deles?
Com o avanço da tecnologia automobilística no mundo, os sistemas de freio também evoluíram com o tempo. Atualmente, encontramos tipos diferentes de sistema de frenagem, que são muito mais modernos do que os modelos iniciais.
Por isso, hoje preparamos um conteúdo especial para te falar mais sobre os diferentes tipos de freios disponíveis, analisando as características, os benefícios e as aplicações de cada um deles.
Esperamos que você tenha uma compreensão mais sólida dos diversos sistemas de freios ao final deste post.
E que possa tomar decisões mais informadas quando se trata da manutenção e segurança do seu veículo. Acompanhe!
Antes de entender sobre os diferentes tipos de freios, é muito importante que você saiba do que se trata esse sistema, sua importância e como ele funciona na prática.
O sistema de freios de um veículo é um conjunto de componentes e mecanismos projetados para reduzir a velocidade, ou parar o veículo sempre que for necessário.
Dessa forma, a sua função é converter a energia cinética em energia térmica, dissipando-a através do atrito entre as peças do sistema de freios.
De modo geral, o sistema de freios é composto por vários componentes essenciais, incluindo:
Todos esses componentes que fazem parte do sistema de freio de um veículo, trabalham de forma harmoniosa para fornecer a capacidade de frenagem necessária, permitindo ao motorista controlar o veículo com segurança.
Mas quais são os tipos de sistemas de freios e como cada um deles funciona na prática? É o que vamos entender a seguir!
Como comentamos lá no início, existem vários tipos de sistemas de freios para veículos disponíveis atualmente, cada um com suas características e diferenciais.
Então, vamos dar uma olhada mais precisa em cada um deles:
O sistema de freios a disco está sendo muito utilizado em veículos mais novos e modernos, por conta da sua capacidade de dissipar calor e proporcionar uma frenagem potente. Por isso, podemos encontrá-lo em diversos modelos de carros atuais.
Basicamente, o sistema de frenagem de freios a disco utiliza discos de freio e pinças para aplicar a pressão nas pastilhas de freio que entram em contato com os discos, oferecendo uma capacidade de frenagem muito boa para o veículo.
Inclusive, os freios a disco oferecem uma frenagem mais eficiente em relação aos freios a tambor, pois dissipam o calor gerado durante a frenagem de forma mais rápida.
Isso resulta em uma resposta de frenagem mais ágil, uma maior durabilidade das pastilhas de freio e menor desvanecimento dos freios quando utilizados de forma muito intensa.
Os freios a disco costumam ser muito comuns em veículos modernos nas rodas dianteiras e são ideais para uma variedade de condições de direção.
Já o sistema de freios a tambor é mais antigo, mas ainda assim continua presente em alguns modelos de carro que estão em circulação.
Esse sistema de frenagem conta com tambores de freio e sapatas que se expandem para dentro do tambor quando ocorre o acionamento do freio.
Assim, mesmo que os freios a tambor sejam menos eficientes no quesito de dissipação de calor quando comparado aos freios a disco, eles ainda são amplamente utilizados em veículos e especialmente nas rodas traseiras.
Isso porque os freios a tambor possuem suas vantagens, como a tendência de serem mais compactos e menos suscetíveis a danos causados por detritos e sujeira, em comparação aos freios a disco.
Além disso, eles são modelos de freios mais econômicos tanto para produzir, como para manter. Isso acaba sendo ideal para carros populares, por exemplo.
Porém, é importante ressaltar que em condições de uso intenso, como em veículos que transportam cargas pesadas, os freios a tambor podem apresentar uma maior probabilidade de desgaste e um menor desempenho de frenagem.
Aliás, essas são as principais desvantagens desse sistema de frenagem.
O ABS já é um sistema de frenagem mais avançado e que foi feito para evitar o bloqueio das rodas durante a frenagem.
Muito utilizado em carros mais modernos, os freios ABS são capazes de monitorar a velocidade das rodas individualmente e ajustar a pressão de frenagem para cada roda.
Com isso, permite que o veículo mantenha a tração e a estabilidade mesmo durante uma frenagem de emergência.
Assim, os freios ABS são muito mais benéficos e eficientes em condições de baixa aderência, como quando as estradas estão molhadas e/ou escorregadias, ajudando a prevenir derrapagens e proporcionando mais controle e segurança para o motorista, seus passageiros e os demais carros ao redor.
Os sistemas de freios a ar são amplamente utilizados em veículos pesados, como caminhões e ônibus.
Esses sistemas utilizam ar comprimido para ativar os freios. Então, o sistema consiste em, basicamente, um compressor de ar, um reservatório de ar, válvulas de controle e atuadores de freio.
O compressor comprime o ar atmosférico que é armazenado no reservatório, enquanto as válvulas controlam o fluxo de ar para os freios e os atuadores aplicam a pressão do ar nos freios para realizar a frenagem.
De modo geral, os freios a ar oferecem uma frenagem confiável mesmo em veículos pesados e possuem um freio de estacionamento de mola separado.
Contudo, a manutenção adequada e contínua dos freios a ar é essencial para garantir um funcionamento seguro e eficiente.
Por fim, temos ainda o ESP, ou Controle Eletrônico de Estabilidade. Trata-se de um sistema de segurança ativa que trabalha em conjunto com o sistema de freios. Ele ajuda a controlar o veículo em situações de perda de estabilidade.
Ele serve para monitorar de forma constante, o comportamento do veículo. Desse modo, caso detecte uma possível derrapagem ou perda de controle, atua individualmente nos freios de cada roda para evitar um grave acidente.
Além disso, o ESP também é capaz de ajustar o torque do motor para ajudar a corrigir a trajetória do veículo e manter a estabilidade, reduzindo os riscos de uma fatalidade.
Viu só como os sistemas de freios são essenciais para qualquer veículo? Independente do tipo de frenagem do seu automóvel, reparar os problemas de freio o mais rápido possível é fundamental para ter segurança ao dirigir.
Por isso, não podíamos deixar de trazer alguns dos principais sinais que apontam que o sistema de freios do seu veículo está com problemas e de que é hora de buscar uma mecânica especializada.
Na Ponto Branco Mecânica Automotiva, sua oficina especializada em problemas de câmbio, suspensão e frenagem em São Paulo, estamos prontos para cuidar do seu veículo e garantir a segurança e o bom funcionamento do seu sistema de freios.
Afinal de contas, realizamos a manutenção periódica em todos os tipos de freios para veículos para garantir a sua segurança.
Com uma equipe experiente e qualificada, oferecemos serviços de manutenção e reparo para manter seu sistema de frenagem em perfeitas condições sempre.
Nossos serviços abrangem uma variedade de necessidades relacionadas aos freios do seu veículo. Por isso, estamos prontos para resolver qualquer problema com excelência e qualidade!
Faça uma visita à nossa oficina e deixe nossos especialistas cuidarem da manutenção do sistema de freios do seu veículo como você merece.
Na Ponto Branco, nosso principal objetivo é garantir a sua segurança e a de quem você ama nas estradas!