O câmbio automático AL4 teve sua estreia em 2001 e desde então as montadoras francesas Peugeot, Renault e Citroen passaram a introduzir este tipo de transmissão em seus veículos de quatro cilindros.
Mas se a sua intenção é comprar um veículo de câmbio automático AL4, você precisa entender como funciona esse tipo de transmissão e entender os prós e contras deste câmbio automático.
Vamos continuar na leitura deste artigo.
Presente principalmente nos veículos Peugeot 206 / 207, Renault Duster e Citroën C3, mas também em outros modelos das marcas francesas, o câmbio automático AL4 é uma caixa de quatro marchas, que conta com gerenciamento eletrônico e permite a troca de marchas de maneira sequencial, onde equaciona a relação entre a rotação do motor e a velocidade do veículo, realizando as trocas de marcha no momento adequado.
O câmbio automático AL4 funciona com alta pressão e as eletroválvulas são responsáveis pelo trabalho. Indícios como luzes no painel, trancos ou patinações são os primeiros sinais de falha na no câmbio automático AL4, quando o carro reage entrando em modo de emergência, permitindo somente a entrada da terceira marcha, atrasando os engates das marchas ou se manifestando através de outros comportamentos anormais
Diferente de outros câmbios automáticos, o AL4 usa um lubrificante de longa duração, mas que precisa ser examinado e possivelmente trocado quando a quilometragem do veículo estiver entre os 40 a 60 mil km, ou em caso de manutenção na transmissão, quando deve ser feita a sua drenagem e substituição.
Vale lembrar que, se mesmo tendo a intervenção parcial o câmbio automático permanecer apresentando falhas, a transmissão toda precisará de intervenção.
Ao adquirir um veículo de câmbio automático, é preciso ficar atento à relação entre a capacidade de torque do câmbio e o torque do motor mais o peso do veículo, pois isso vai refletir na durabilidade do câmbio. Se for muito próximo, o esforço do câmbio será maior e, consequentemente, sua durabilidade menor.
O câmbio automático AL4 pode apresentar falhas nos primeiros 10 minutos de funcionamento, quando está em sua frase “fria” e os problemas desaparecem com o aquecimento do motor.
Geralmente esse tipo de falha se corrige no controle de pressão, mas se o problema persistir, mesmo depois do veículo estar aquecido, será necessário realizar um diagnóstico mais preciso para aplicar a solução ideal na correção das falhas.
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