Os carros de câmbio automático, atualmente, são os modelos que mais ganham credibilidade e notoriedade para o mercado de automóveis. Isso acontece muito por conta do crescimento das vendas de carros adaptados para o público PCD (Pessoas Com Deficiência). A maioria dos modelos vendidos no Brasil já vem com esse câmbio.
Neste artigo você vai entender como usar o câmbio automático e entender as facilidades e a comodidade desse tipo de câmbio.
A tecnologia que faz dispensar o pedal de embreagem e as trocas de marcha, está bem mais acessível do que comparado aos outros anos. Principalmente para os carros de estrada, que abandonaram a transmissão automatizada da embreagem única para adotar o câmbio automático com conversor de torque, que acaba entregando mais conforto e suavidade no funcionamento.
Algumas marcas japonesas, hoje, fazem o investimento na transmissão CVT (continuamente variável), que também não utiliza da troca de marcha por não haver marcha: essas relações que são definitivamente infinitas, utilizando um sistema de polias – muitas companhias tentam oferecer a opção de trocas virtuais quem gosta de ter o controle do veículo.
A maioria dos emplacamentos dos veículos novos já são de modelos que estão sem o pedal para a embreagem e muita gente também está entrando nesse mercado pela primeira vez.
No momento que vai adquirir seu carro com o modelo automático, é normal que diversas dúvidas começam a surgir. Portanto, o primeiro passo de como usar câmbio automático é entender a definição das letras, lembrando que:
“D” é para a direção,
“P” para o inglês “Parking”,
“R” para a ré;
“N” que seria o neutro;
“S” para deixar seu veículo no modo esportivo.
Para dirigir um veículo com câmbio automático basta pisar no pedal do freio e posicionar a alavanca do câmbio para a posição “D”.Ao soltar o pedal do freio você já sente o movimento do carro, basta pisar no pedal do acelerador para manter o carro em movimento ou frear para o carro parar.
A opção do “P” deve ser utilizada para deixar o veículo estacionado ou parado em algum determinado lugar, porém ela deve ser combinada junto com o “freio de mão”, para assegurar que o carro não vá se movimentar.
O freio de estacionamento protege essa trava de possíveis danos causados por uma leve “encostada” ou batida de outro veículo no seu carro enquanto ele estiver parado na vaga.
A ideia de utilizar a função “N” é mais quando o carro está parado no semáforo, mas também para estiver realizando alguma manutenção, sendo rebocado ou movimentando com o motor desligado, deixando livre as rodas que tracionam o veículo.
Há de se lembrar também que alguns carros tem a tecnologia que desacopla automaticamente o câmbio, inclusive com o veículo em movimento, para que tenha a economia de combustível. Nessa situação, o sistema já tem o recurso e a segurança não é prejudicada.
Determinados veículos trazem ainda no seu câmbio, a função “L”, que é a marcha reduzida, útil para as marchas mais curtas e que tenham giro mais altos. Uma função que é necessária e importante para conseguir atravessar um espaço com lama, conseguir rebocar um outro veículo e sobrepor uma área alagada, para não ter nenhum tipo de problema na hora que for passar.
Já alguns veículos trazem a função “S” que é para deixar o comportamento do carro mais esportivo, onde há giros mais altos e com a troca de marcha sendo mais tardia. Acaba gastando mais combustível, mesmo tendo uma melhora na aceleração do carro.
A função “R” destina-se à marcha ré do veículo. Esta marcha só pode ser posicionada se o carro estiver totalmente parado.
Para quem ainda não tem muito conhecimento sobre o câmbio automático, imagina que não precisa de manutenção regular, porém, caso isso ocorra, pode acabar tendo prejuízos pesados por conta da transmissão. Principalmente, na configuração dotada de conversor de torque e engrenagens, o câmbio, do mesmo modo que os outros componentes mecânicos, também solicitam de lubrificação.
As especificações e prazos para troca do fluido dependem do que está sendo indicado no manual do veículo e tem que ser seguidas. Já a troca de óleo, é bom manter no radar e pode ser que seja antecipada por conta das condições do automóvel.
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