O câmbio automatizado e automático funciona de forma bem parecida, se diferenciando, na prática, pela economia de combustível e a percepção da passagem de marcha.
Quem deseja dirigir sem pisar no pedal da embreagem ou trocar de marcha, geralmente procura por um carro automático – e então, se depara com a existência de mais algumas opções: o câmbio automatizado e o Dualogic.
E agora?
O fato de você dirigir um carro sem a necessidade de usar o pedal da embreagem ou a alavanca de câmbio não muda o fato de que o sistema de engrenagens e marchas exista e esteja funcionando lá no interior no veículo. Você ganha mais conforto e menos tarefas, mas o automóvel precisa de todo esse conjunto para funcionar.
E o que os câmbios automático e automatizado têm em comum é justamente isso: você só precisa acelerar ou frear, porque as engrenagens e marchas estão sendo ajustadas pelo próprio sistema na medida em que a velocidade aumenta ou diminui.
É a forma como o próprio veículo troca as engrenagens e marchas na caixa de câmbio que fica acoplada ao motor.
No carro automático, um conversor de torque envia a força do motor para o câmbio através de um sistema hidráulico. De acordo com a pressão do pé no acelerador, esse sistema muda as engrenagens e troca as marchas. Ele também pode ter borboletas e possibilitar a execução de trocas manuais.
Já no carro de câmbio automatizado existem embreagens e marchas que funcionam por meio de um sistema eletro-hidráulico. Sensores eletrônicos percebem a alteração das velocidades, enviando a informação hidraulicamente à embreagem e às marchas, que se ajustam.
Conforto os dois podem proporcionar, então depende muito do que você espera com cada tipo de transmissão. Se procura por economia de combustível pode apostar no automatizado. Se não quer nem passar perto de sentir a troca de marchas, os automáticos ou automatizados de dupla embreagem são a pedida certa.
Antes de saber os cuidados que precisa ter, é necessário entender como funciona o câmbio automático. A troca de marchas é feita pelo próprio sistema do carro e, por isso, ele não possui o pedal de embreagem.
Porém, não é só porque o câmbio é automático que você não usa a alavanca de marchas. Se você conhece este tipo de veículo, pode ter percebido que a sua alavanca de câmbio possui algumas siglas — que o motorista deve saber o que significam para não ter problemas. Vamos entender cada uma::
Ainda é preciso saber que existem três tipos de câmbio automático.
Agora que já sabe como funciona o câmbio automático e automatizado, veja só alguns cuidados com o carro essenciais para garantir o seu pleno funcionamento.
Procura por oficina especializada em câmbio automatizado e câmbio automático?
Venha para a Ponto Branco.
Somos uma oficina mecânica referência em câmbio automático e câmbio automatizado, localizada no bairro da Barra Funda.
Traga seu automóvel e faça um orçamento!