Um defeito no câmbio automatizado, por mais simples que seja, pode transformar um trajeto tranquilo em um verdadeiro pesadelo para qualquer motorista.
Esse tipo de transmissão está cada vez mais comum em veículos nacionais, combinando a praticidade do câmbio automático com a estrutura de um câmbio manual.
Mas, apesar da inovação, o sistema exige alguns cuidados específicos para funcionar corretamente por mais tempo. Por isso, entender o que pode causar falhas e como prevenir esses problemas é o primeiro passo para evitar panes e altos custos de reparo.
Um defeito no câmbio automatizado costuma estar ligado ao desgaste natural das peças, falta de manutenção preventiva ou hábitos incorretos durante a condução.
Como o sistema depende de sensores, de central eletrônica, atuadores e de embreagem automatizada, qualquer falha em um desses elementos pode comprometer diretamente o funcionamento da transmissão.
No geral, dentre as principais causas de problemas, temos:
Assim como em carros manuais, a embreagem do câmbio automatizado também se desgasta com o tempo.
No entanto, como o acionamento é feito por módulos eletrônicos, o desgaste pode ser ainda mais acelerado se o sistema estiver mal calibrado ou se o veículo é utilizado em trânsito intenso com frequência.
Os atuadores hidráulicos ou eletromecânicos são responsáveis por fazer as trocas de marcha. Mas, quando apresentam falhas, o carro pode ter dificuldade para engatar ou trocar marchas.
A Unidade de Controle de Transmissão é a responsável por interpretar os sinais dos sensores e comanda os atuadores. Por isso, um defeito nela pode causar trocas erradas, respostas lentas ou travamentos.
Muitos carros com câmbio automatizado precisam de atualizações de software para corrigir falhas de fábrica e otimizar o funcionamento do sistema.
Apesar do câmbio automatizado não exigir tanta troca de fluido como o automático convencional, é igualmente essencial manter o nível e a qualidade do óleo recomendados pelo fabricante.
Evitar defeitos no câmbio automatizado é algo possível através da adoção de cuidados simples e mudanças de hábitos em muitos casos. Por exemplo:
Se você perceber sinais no seu veículo como dificuldade na troca de marchas, trancos, demora nas respostas do câmbio, carro travado em ponto morto ou a luz da transmissão acesa no painel, é hora de procurar uma oficina de confiança.
Na maioria dos casos, é possível resolver os problemas com ajustes simples. Mas só quem entende do assunto deve fazer o diagnóstico.
Portanto, se você está enfrentando problemas com o câmbio ou quer fazer uma revisão completa para garantir a vida útil do sistema, conte com a Ponto Branco Mecânica Automotiva!
A nossa equipe é especializada em transmissões automatizadas e está preparada para oferecer um atendimento de qualidade, com diagnóstico preciso, soluções confiáveis e segurança.
Conheça mais sobre os nossos serviços e agende a sua avaliação!